Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostra aumento da malária no Estado do Acre

O governo do médico Sebastião Viana (PT) parece não ser o dos melhores quando o assunto é referência em saúde. Após o Acre ter conseguido controlar o surto de malária no Vale do Juruá, o Estado voltou, desde 2016, a liderar o ranking nacional de proliferação da doença.
A região, em 2017, concentrou 20% do total de casos de malária registrados no país. Por conta disso, Cruzeiro do Sul foi tema de reportagem produzida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (29). A matéria foi produzida pelo conceituado médico Drauzio Varella.
Na zona rural de Cruzeiro do Sul, famílias que moram às margens de lagos e rios estão mais expostas a serem picadas pelo mosquito transmissor da doença. Em algumas situações, adultos e crianças já perderam as contas de quantas vezes contraíram a malária.
Uma das personagens da reportagem, funcionária de uma unidade básica de saúde, pegou malária 49 vezes. A falta de distribuição de mosquiteiros é um dos principais problemas para a proliferação da doença. Varela mostrou que uma das famílias só recebeu mosquiteiros da prefeitura no dia em que a reportagem foi visita-la.
Quando senador, Sebastião Viana tinha como marca de seu mandato o combate à malária, sendo o fornecimento de mosquiteiros a principal característica desta ação. O Ministério da Saúde disse que vai comprar 300 mil deles. Após o crescimento nos casos da doença, em 2018 Cruzeiro do Sul vem apresentando queda nas notificações.