Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Coordenadores de Núcleo iniciam formação na Sicredi Noroeste MT e Acre

A Sicredi Noroeste MT e Acre promoveu neste sábado (16.06) a primeira etapa da formação dos novos Coordenadores de Núcleos que foram eleitos durante o período assemblear de 2018. O encontro foi realizado na cidade de Conquista D’Oeste e teve como tema “A essência do Cooperativismo: governança cooperativa”.
Para garantir o sucesso e a perenidade de uma cooperativa, é fundamental a participação dos associados na sua gestão e no seu desenvolvimento. Acompanhar e fiscalizar as ações dos gestores, seja por meio da participação em reuniões e assembleias ou por meio da atuação dos conselheiros de Administração e Fiscal e dos coordenadores de núcleo eleitos pelos associados. Isto tudo faz parte das práticas de governança, constituindo-se um direito e um dever do associado.
Deste modo, é interessante que todos conheçam a essência do cooperativismo e como funciona uma cooperativa. Neste primeiro encontro, participaram da formação Coordenadores de Núcleo dos municípios de Comodoro, Nova Lacerda e Conquista D’Oeste.
Para o Coordenador de Núcleo de Conquista D’Oeste, Ricardo Cuoghi, “esta preparação do associado e, principalmente, do Coordenador é muito importante para a gestão da Cooperativa. Aqui [nesta formação] aprendemos e podemos compartilhar com nossos colegas associados.”
Neste módulo, espera-se promover e oportunizar que os Coordenadores de Núcleo da Sicredi Noroeste MT e Acre possam ser capacitados e estimulados a pensar sobre novos caminhos e ideias no processo de alinhamento das estratégias e da gestão das cooperativas.
Serão seis etapas desta formação que finalizará com uma viagem desses Coordenadores para o berço do Cooperativismo no Brasil, que é no Rio Grande do Sul, onde fica o Centro Administrativo do Sicredi. A ideia é capacitar esses Coordenadores para que eles sejam o elo entre os associados e a Cooperativa.
De acordo com o presidente interino da Cooperativa, Eduardo Ferreira, quanto mais capacitados os associados estiverem, melhor será a gestão da Cooperativa e uma maior participação deles nas tomadas de decisões. “A Cooperativa está crescendo bastante. Hoje são quase 30 mil associados e com esses Coordenadores capacitados e conhecendo o Sicredi fica muito mais fácil trabalharmos. Queremos fazer uma gestão compartilhada, para que juntos possamos ter bons resultados”.
A formação segue conforme programação abaixo:
 Data
Cidade da Realização
Coordenadores de
23/06
Jauru
Vale de São Domingos, Jauru, e Figueirópolis
07/07
Araputanga
Araputanga, Reserva do Cabaçal e São José dos Quatro Marcos
21/07
Rio Branco - MT
Salto do Céu, Rio Branco - MT e Lambari D’Oeste
18/08
Rio Branco - AC
Rio Branco - AC e Acrelândia - AC
25/08
Vila Bela Ss. Trindade
Pontes e Lacerda e Vila Bela Ss. Trindade


Sobre a cooperativa 

A cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre atende 17 cidades em Mato Grosso e todos os 22 municípios no Acre. Possui 16 agências, sendo 14 em solo mato-grossense e duas no território acreano, somando cerca de 30 mil associados. No ano passado atingiu R$ 23 milhões em resultados, sendo que cerca de R$ 3,8 milhões foram distribuídos aos associados diretamente na conta corrente.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 376 mil associados, com 166 agências em 134 municípios.

Texto: 
Renan Gomides
Assessoria de Comunicação