Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Centro de Apoio ao Surdo oferece 80 vagas para cursos de Libras no Acre

O Centro de Apoio ao Surdo (CAS) do Acre estará com matrículas abertas entre 9 e 10 deste mês para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contexto tradutor/intérprete e Libras em contexto intermediário, ambos na modalidade presencial. As vagas serão destinadas à comunidade em geral e profissionais da educação que tenham interesse em cursar a segunda língua oficial do país.
A carga horária de cada um dos cursos ofertados será de 120 horas, com previsão para se iniciar no dia 16 de abril. Para inscrever-se no curso de tradutor/intérprete – 40 vagas -, é necessário ter concluído o curso intermediário de Libras. Já para o intermediário – 40 vagas -, o pré-requisito é ter concluído o curso básico de Libras.
De acordo com a coordenadora do CAS no Acre, Socorro Rodrigues, o objetivo é proporcionar conhecimentos de competências legais, pedagógicas, linguísticas e tradutória no âmbito dos estudos da tradução e interpretação aplicada a Língua de Sinais/Português. “Oferecemos cursos, formações e oficinas que beneficiam não só os surdos, mas também a comunidade de ouvintes”, explica Rodrigues.
Somente receberão a certificação de conclusão do curso os inscritos que mantiverem frequência mínima de 75% nas aulas e alcançar aprovação, tanto nas avaliações práticas, quanto nas teóricas.
A intenção é concluir a etapa final da formação de tradutores/intérpretes de Libras na Rede Estadual de Educação, conforme regulamenta o Decreto 5.626/2005, e compartilhar práticas do ato de traduzir e interpretar a Libras para Português e Português para Libras, simultâneo e consecutivamente.

Inscrição

Para efetuar inscrição em um dos cursos, é preciso comparecer ao Centro de Apoio ao Surdo (CAS), localizado na Rua Rui Barbosa, 325, Centro (Antigo Mira shopping), no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, munido dos documentos obrigatórios: Certificado de conclusão do curso intermediário ou básico de Libras e Cópia do RG.
Para mais informações, entre em contato através do e-mail: cas.ac.gov@gmail.com

O CAS

Em 12 anos de existência, o CAS estadual já atendeu mais de seis mil pessoas com formação e capacitação. O órgão pertence à Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), oferecendo diversos serviços, com o objetivo de apoiar o ensino dos surdos na rede pública no estado. No estabelecimento, são disponibilizados cursos de Libras, de intérprete de nível básico e intermediário.
Além disso, ainda trabalha com a formação continuada dos intérpretes que atuam nas escolas da rede. Atualmente há mais de 105 atendendo os alunos das escolas estaduais acreanas. Só na capital são 80.
Fonte agencia do governo