Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Conselho de consumidores da Eletrobrás discuti melhorias no fornecimento de energia em Acrelândia.

O conselho de consumidores de energia realizou na manhã desta quarta-feira-18, em Acrelândia, o seu 4° encontro. A reunião aconteceu na câmara de vereadores de Acrelândia e contou com a participação dos vereadores Rosa-PROS, Rozeno-PSD e o presidente Marciano Tiririca do PSD de Acrelândia, Vereadora de Capixaba Geane Silva-PSDB, Diego Pablo gerente da ouvidoria da Eletrobrás, Maria Elza representante da classe rural, Abraão Feliciano representante da indústria, Erivaldo de oliveira representante de Capixaba, Jose Deodato representante da Eletrobrás em Acrelândia e Plácido de Castro, Marcelo Juca representante do sindicato e vice-prefeito de Acrelândia Marques além de consumidores da área urbana e rural.

O presidente do conselho da Eletrobrás Ivan de Carvalho abriu o evento falando da importância do conselho para o estado do Acre e divulgou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no estado.

Um dos maiores problemas apresentado pela comunidade de Acrelândia principalmente os moradores da zona rural, foi na questão da energia fraca, dificultando os trabalhos desenvolvidos nestas regiões como a área leiteira, as questões sobre o pagamento da taxa de iluminação pública na zona rural, hoje o produtor paga taxa de iluminação porem não são contemplados com o serviço. A prefeitura informou que embora sabendo que não tem condições de fornecer iluminação pública na zona rural, mas não pode deixar de cobrar a taxa, já que a prefeitura perderia tributo.

Outras questões levantadas foram sobre os preços altos nas contas de energia, posteamento nos bairros que ainda não dispõe do serviço.

O ouvidor da Eletrobrás Diego Pablo, afirmou que todas as reivindicações serão levadas ao conhecimento da Eletrobrás e da Anael agencia que regula o fornecimento de energia.

Segundo Ivan de Carvalho presidente do conselho, esse é o principal objetivo do conselho, é ir até as comunidades conversar com os consumidores, para então tentar de uma forma juntos aos órgãos competentes resolver o problema de cada região.

Hoje A energia do estado do Acre é mais cara e é a que ainda fornece  com péssima qualidade ao consumidor.

O governo federal pretende privatizar a Eletrobrás no Acre, a categoria é contra e alega que não resolveria o problema da energia no estado. O presidente do sindicato Marcelo Juca, disse que estas questões devem ser debatidas com a sociedade e as autoridades do estado. Juca lamentou no evento não ter a participação de nenhum diretor da elettrobras, para ele séria importante a participação destes diretores no debate com a comunidade.

Segundo O presidente do conselho Ivan de |Carvalho o evento foi positivo, mas o segmento do comercio deixou a desejar, já que não teve nenhum representante do comercio local. Ivan parabenizou toda a equipe da prefeitura de Acrelândia e da Câmara de vereadores e principalmente os produtores rurais.