Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Hoje, 21 de setembro, é o Dia do Radialista

    07 de novembro, 21 de setembro, 25 de setembro, não importa. Todos os dias são dias do rádio e dias dos radialistas. Companheiros os 7 dias da semana, 365 dias do ano, os profissionais que atuam nesse meio formam um verdadeiro "exército".
Não são apenas locutores, talvez estes por colocarem na "vitrine" do rádio a sua voz são os mais conhecidos. Radialistas são muitos: os técnicos que com todo o cuidado e "ouvido afinado" editam, tratam e operam o som; jornalistas e repórteres na apuração das notícias; redatores e comentaristas que dão o tom ao radiojornalismo;  vendedores, roteiristas de intervalo comercial que cuidam e valorizam muito os anunciantes; programadores que sempre estão atualizados no mundo da música; também  radialistas que atuam em departamentos considerados burocráticos como o faturamento, os recursos humanos, a cobrança, a direção, a manutenção e limpeza, a recepção, o atendimento ao telefone, ao público e ao ouvinte ... enfim, um exército mesmo.
  Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de setembro. Nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o dia da radiodifusão. Escolheram 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Assim passou-se a comemorar em 21 de Setembro o dia do radialista e em 25 desse mês o dia do rádio, ou da radiodifusão. Mais recentemente, em decreto assinado pelo Presidente Lula, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o dia do radialista a ser comemorado em 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso.  Como costumes não se criam por decreto, em razão disso, a maioria continua a comemorar o dia do radialista em 21 de setembro.
 No dia de hoje um abraço especial a todos os radialistas que atuam na Rádio Alternativa FM e também na Rádio Boas Novas 91.3 FM de Acrelândia extensivo aos demais companheiros que atuam na profissão, àqueles que já atuaram e para quem sonha em um dia ser radialista.