Geral

[Geral][bleft]

Promoção

Promoção
,

Política

[Política][bsummary]

Processo seletivo UNIP-Acrelândia

Processo seletivo UNIP-Acrelândia
,

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Morador de cidade do interior do Acre critica abandono de quadra poliesportiva

A falta de zelo e de manutenção da quadra poliesportiva do município de Acrelândia, a 105km de Rio Branco, está incomodando moradores da cidade. A situação foi criticada pelo bombeiro civil Edivan da Silva Mendes, que reside ao lado da praça esportiva e relata que o espaço está abandonado há quase uma década.

- Nós estamos sofrendo, aqui no município, todos que mexem com esporte. É uma área muito grande. O estado abandonou uma área dessa. Já fui em vários cantos implorar ajuda. Está há mais de seis anos essa quadra parada. Somando tudo, deve estar numa base de oito anos que não funciona - relata.
De acordo com ele, o local não está sendo utilizado para a prática esportiva e tem servido apenas como base para usuários de drogas e outras finalidades ilícitas.
- Aqui tinha vários campeonatos municipais como estaduais. Agora só traficantes aliciando os menores a usar drogas e outras coisas que acontecem. Também tem muito produto de roubo, que o pessoal esconde aqui. Aqui tem até um negócio de uma piada que está servindo de motel - comenta.
Estado do piso da Quadra Poliesportiva de Acrelândia demonstra situação de abandono do espaço (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)Estado do piso da Quadra Poliesportiva de Acrelândia demonstra situação de abandono do espaço (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
Estado do piso da Quadra Poliesportiva de Acrelândia demonstra situação de abandono do espaço (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
Edivan Mendes espera que os responsáveis pela administração da praça esportiva possam tomar uma iniciativa para reativar a quadra para que o esporte em Acrelândia possa ter novamente um local para receber competições.
Por G1-esporte
- Queria pedir uma ajuda, apelar mesmo por uma ajuda dos órgãos. É o único município que o ginásio está desse jeito. Outros, como o de Plácido de Castro, já foi reformado duas vezes. Esse daqui nunca foi reformado - destaca.
Prefeitura diz que gestão da quadra é do Estado, que nega
Procurado pelo GloboEsporte.com, o prefeito de Acrelândia declarou que a responsabilidade pelos cuidados do espaço seria do Estado e que o município busca com a gestão estadual assumir a administração.
Quadra Poliesportiva de Acrelândia está abandonada e não há previsão de reforma (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)Quadra Poliesportiva de Acrelândia está abandonada e não há previsão de reforma (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
Quadra Poliesportiva de Acrelândia está abandonada e não há previsão de reforma (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
- Nós estamos pleiteando com o governo do estado, mas até agora o governo não deu nenhuma resposta. Não está na responsabilidade do município, não. Estamos colocando para o estado que reforme a quadra e repasse para o município. Se eles fizerem essa manutenção e entreguem para o município, o município vai cuidar e zelar. Mas, até enquanto eu sei, não. Enviamos documento para o governo do estado várias vezes e não obtivemos resposta – diz.
Ederaldo Caetano revela ainda que há interesse do município em assumir a administração do espaço e indica a possibilidade de uma troca de responsabilidades.
- Inclusive, queríamos até fazer uma permuta. Temos uma quadra aqui de um colégio, que gostaríamos de passar para o estado, mas infelizmente até agora não tivemos resposta. Isso é falta de interesse de alguém ir lá e ver. Realmente, é uma quadra que fazia tão bem pra população, interessante para o município de Acrelândia. Essa quadra tem muito tempo que está assim - completa.
Edivan Mendes diz que espaço está servindo como base para usuários de drogas e para depósito de objetos roubados (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)Edivan Mendes diz que espaço está servindo como base para usuários de drogas e para depósito de objetos roubados (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
Edivan Mendes diz que espaço está servindo como base para usuários de drogas e para depósito de objetos roubados (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
A reportagem procurou a secretaria de Estado de Esporte e ouviu da secretária Shirley Santos que o Estado não tem nenhuma responsabilidade pelo espaço.
- É responsabilidade do município. Essa quadra faz muito tempo que foi para o município e a gente fez até uma visita no ano passado lá, com o deputado Léo de Brito, e ele ia destinar uma emenda para recuperar, independente de ser do estado ou município. Não sei se foi destinada. A gente não teve mais notícias. Até pelo contingenciamento das emendas, não sei como ficou. Porque aí já é coisa do deputado direto com a prefeitura. Não recebi nada (de documentos da prefeitura).
Local onde deveriam ser realizados eventos esportivos está deixado de lado no interior do Acre (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)Local onde deveriam ser realizados eventos esportivos está deixado de lado no interior do Acre (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
Local onde deveriam ser realizados eventos esportivos está deixado de lado no interior do Acre (Foto: Luízio Oliveira/Rede Amazônica Acre)
Tabela de basquete destruída reflete a atual situação da Quadra Poliesportiva de Acrelândia (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)Tabela de basquete destruída reflete a atual situação da Quadra Poliesportiva de Acrelândia (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)