Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Índios cumprem promessa e ocupam área do linhão em Extrema ameaçando deixa Acre sem energia

O dia nem tinha amanhecido e um grupo de índios da etnia Kaxararí ocupou a base da Eletrobrás no distrito de Extrema (Ro), distante 180 km de Rio Branco).

Fotos: Mão Amiga

O indios haviam prometido ocupar a área de duas torres do linhão que fornece energia elétrica para o Acre, em protesto contra a falta de investimentos do governo federal nas aldeias da comunidade.
Liderados pelo cacique Paulo Kaxararí, eles ocuparam pacificamente a área de onde só pretendem sair depois que receberem garantias de que será instalada em definitivo a rede de energia elétrica para atender as aldeias.
Representantes da FUNAI do Acre e uma equipe da Polícia Rodoviária Federal estão na área acompanhando o manifesto.
Por ac24horas
Segundo Paulo Kaxarari, neste primeiro momento, os índios não irão atacar a base das duas torres, o que causaria uma apagão no Acre e também poderia resultar em uma tragédia, porque os cabos de alta tensão poderiam atingir os manifestantes.
O superintendente da PRF no Acre, César Henrique, disse que a equipe enviada ao local tem a missão de garantir que o patrimônio da UNião não seja atacado e evitar confronto entre indios e moradores da comunidade.