Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Adolescentes só devem se depilar após menstruação regularizar


Um dos sinais de que a puberdade chegou é o aparecimento dos pelos. No caso das meninas, a menstruação tem início durante essa fase, cheia de transformações no corpo. As alterações hormonais fazem com que os pelos fiquem mais grossos, aparentes e o corpo vá mudando.



Nessa fase, que acontece entre os 11 e os 14 anos normalmente, muitas meninas passam a recorrer às técnicas de depilação, para se livrarem dos pelos indesejados, mas especialistas ouvidos pelo UOL Estilo indicam que o melhor é esperar. De acordo com o dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, o ideal é recorrer à depilação somente após a puberdade, quando a menstruação já se tornar regular.
"Antes disso, não recomendamos depilar porque a configuração dos pelos [onde nascerão] da jovem ainda não está bem definida”, afirma o médico.
Caso a retirada dos pelos seja inevitável, o melhor é fazer somente nas áreas consideradas mais necessárias, como meia perna, buço e virilha (sem cavar muito), indica a dermatologista Paula Bellotti, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.