Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Presos do semiaberto retornam à ‘Papudinha’ após invasão

Após uma semana da tentativa de invasão por parte de membros da facção à Unidade Prisional 4, conhecida popularmente como “Papudinha”, para executar presos do regime semiaberto de facção rival, o clima parece ter amenizado. Nas últimas duas noites os presos do regime semiaberto começaram a pernoitar na unidade.

Na tentativa de invasão por 25 criminosos houve troca de tiros com a polícia e quatro pessoas ficaram feridas e um homem foi preso. No momento do tiroteio pessoas também foram rendidas. A invasão ocorreu na terça-feira (18). Para garantir a segurança dos servidores e dos próprios presos, 380 foram liberados para retornarem após cinco dias.

Porém, no dia previsto para o retorno, dos 380 liberados, apenas 65 retornaram para a unidade e 50 estavam sendo monitorados por tornozeleira eletrônica. Os presos também chegaram a manifestar em frente a Vara de Execuções pedindo por maior segurança. Aos poucos eles estão retornando. Até o momento, cerca de 40, dos 290 que deveriam retornar, não compareceram ao presídio.

A Polícia Militar e do Bope [Batalhão de Operações Especiais] fazem monitoramento na entrada da unidade para dar apoio quando os presos chegam. Houve também um reforço nas equipes dos agentes penitenciários. O apoio da polícia é dado ainda durante a saída dos presos da unidade.