Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Gladson anuncia novos geradores de energia para 9 cidades do Acre

Benefícios atingem uma população de 211,6 mil pessoas em nove municípios que viviam da geração de energia de motores ineficientes ou com o fim de vida útil. Cameli fez intervenções junto a Aneel e Eletrobras – Acre no sentido de acelerar o processo e implantação dos geradores ainda este ano.
O senador Gladson Cameli (PP-AC) anunciou no final da tarde de terça-feira (6), em Rio Branco, investimentos de R$ 30 milhões para aquisição de novos grupos geradores de energia para os municípios de Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Jordão e Assis Brasil. Os equipamentos contam com tecnologia de ponta que vão substituir motores ineficientes ou com fim de vida útil, assim como atender toda a demanda de carga das localidades.
Os benefícios chegam aos lugares mais distantes e isolados da Amazônia, na última fronteira por água com o Peru, em Marechal Thaumaturgo, até Assis Brasil na tríplice fronteira do Brasil com Peru e Bolívia.
“Esses novos motores começaram a ser instalados e até o final do ano vão atender as regiões do Juruá e da Regional Tarauacá/Envira levando a essas localidades energia elétrica suficiente para atender as demandas” disse Cameli.
Os municípios de Assis Brasil e Manoel Urbano já receberam os novos geradores. Para o representante da Eletrobras no Acre, Ricardo Xavier, essa aquisição representa maior economia no consumo de combustível, menos ruído e maior qualidade na distribuição de energia para os consumidores.
“São 7.746 unidades consumidoras assistidas com os novos investimentos, um total de 6.500 kw, nas cidades mais isoladas a energia que será gerada é sustentável” garantir Xavier.
As cidades de Porto Walter e Jordão, na região mais isolada do estado, foram as primeiras a receber geradores. Marechal Thaumaturgo vai inaugurar o novo grupo gerador no próximo dia 10 e Santa Rosa do Purus, dia 17.
Ainda segundo Xavier, as intervenções feitas pelo senador Gladson Cameli desde 2015 junto ao Ministério das Minas e Energia e na Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram fundamentais para acelerar o processo de leilão e a implantação dos geradores este ano.
Energia sustentável – Outro fato destacado é a geração de energia através do biodiesel nas cidades de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para a produção do biodiesel as comunidades poderão ser beneficiadas com geração de emprego e renda.
“É um passo muito importante para quem vive no interior, algo que não conseguíamos há muito tempo. Hoje estamos melhorando a qualidade de distribuição de energia para localidades isoladas e distantes” destacou.
Na região do Juruá e Tarauacá/Envira além dos novos motores, os parques de geração estão sendo modernizados. Controladores e painéis de proteção estão sendo trocados. “Tudo para melhorar a distribuição” concluiu Cameli.