Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Saúde inicia grande ação para vacinar gestantes e crianças contra H1N1 em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco irá intensificar a vacinação contra o vírus da gripe H1N1 a partir desta quinta-feira, 9, quando postos móveis serão instalados em locais de grande fluxo de pessoas, como o Terminal Urbano, a OCA e Calçadão da Benjamim Constant. Além desses e outros postos, todas as unidades de saúde municipais estarão oferecendo a vacina para crianças de zero a menos de cinco anos e gestantes em qualquer fase da gravidez. “Vamos intensificar para alcançar a meta nesse público-alvo”, disse o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida. O mutirão contra o H1N1 em crianças e grávidas vai até o 10.
A cobertura vacinal em Rio Branco foi atingida para todos os públicos, menos para crianças de até cinco anos e gestantes. O percentual determinado pelo Ministério da Saúde é de 80% mas 76% compareceram aos postos e receberam a imunização. Com a intensificação, a Secretaria Municipal de Saúde quer concluir os 4% que faltam.
A gripe é uma infecção das vias respiratórias provocada por um vírus chamado Influenza, que provoca surtos praticamente todos os anos na época do inverno. Quanto mais frio é o inverno, mais comum costumam ser os surtos de gripe.
Atendido grande parte do público-alvo (idosos, profissionais em saúde, portadores de doenças crônicas e outros) a vacina da gripe está disponível na rede pública para gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos de idade.( Da redação ac24horas)