Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Agentes penitenciários do Acre atuam na retomada de presídios no Ceará

Durante 20 dias, cinco agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) estiveram na cidade de Sobral-CE, convocados pela Força Integrada Penitenciária de Intevenção (Fipi), para auxiliar na retomada dos presídios naquela região. Foram selecionados para atuar na ação, agentes que já haviam participado do curso de Intervenção Rápida de Recinto Carcerário, realizado em Brasília.

“Em todo o Acre, temos 13 agentes que fizeram esse curso. Cinco deles foram selecionados para atuar com os demais profissionais de outros estados, que também receberam a capacitação”, explicou o agente penitenciário Raimundo da Cunha Viana.

Experiências que marcaram

Para Alexandre Max Pereira, que também participou da retomada de presídios no Ceará, a experiência foi única. “Conseguimos pôr em prática tudo que aprendemos durante nossas capacitações. Voltamos para casa com a sensação do dever cumprido, e mais, com experiência adquirida de colegas de outros estados”, disse o agente.

Com essa experiência, os cinco servidores cogitam a possibilidade de repassar o aprendizado aos demais agentes penitenciários do Acre. A ideia é criar um grupo de intervenção para o primeiro enfrentamento e retomada de ambiente, em casos de crise no Sistema Penitenciário do Acre.