Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Acre comemora 54 anos de elevação a Estado com ato cívico na Gameleira

Para comemorar o aniversário de 54 anos de elevação do Acre a Estado foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, a tradicional solenidade de troca da bandeira do Acre. O ato contou com a presença da vice-governadora Nazaré Araújo.
Sobre a data, Nazaré afirmou que “representa a renovação de um símbolo de nosso Estado. Nós somos um Estado que se reconhece no desenvolvimento sustentável. Estar aqui é pra mim um motivo de muita emoção.”
Em 15 de junho de 1962, o então presidente do Brasil, João Goulart, assinava em Brasília a Lei Nº 4.070, que elevou o território do Acre à categoria de Estado e garantiu autonomia para escolher seus dirigentes, arrecadar impostos e estabelecer as suas leis. Até então, o Acre, mesmo tendo conquistado sem apoio do governo federal o direito de ser Brasil, ainda não podia elaborar a sua própria constituição e muito menos eleger seus governantes.
O dia da elevação do Acre a Estado é considerado pelos historiadores como a segunda data mais importante da história dos acreanos, sendo ofuscado apenas pelo inicio da Revolução Acreana, no dia 6 de agosto de 1902.