Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Rio Branco se mobiliza para o Revezamento da Tocha Olímpica

O prefeito Marcus Alexandre comandou nesta sexta-feira, 6,  a primeira  reunião de mobilizadores do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 em Rio Branco. O auditório da Secretaria de Estado de Educação ficou lotado de ativistas esportivos,  representantes de organizações da sociedade civil, autoridades militares, técnicos da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado, lideranças comunitárias e políticas, além de representantes de dois dos patrocinadores máster das Olímpiadas Rio 2016 para apresentação, debate e sugestões acerca da passagem da Tocha Olímpica na capital, dia 21 de junho.

A proposta da Prefeitura de Rio Branco, que coordena os eventos ligados ao Revezamento da Tocha, é que nesta data seja realizada uma grande festa popular. Na reunião, definiu-se a participação de cada grupo social nos oito pontos de parada e ao longo do percurso de 24 quilômetros que começa no Parque do Tucumã (em frente ao Mercado do Rui Lino) e  termina no Mastro da Bandeira Acreana no Calçadão da Gameleira. A previsão é que o Revezamento tenha início às 14h e termine às 19h. O trajeto que a Tocha fará em Rio Branco é um dos maiores do país. “Tenho certeza que Rio Branco irá mostrar um povo acolhedor e feliz. A Passagem da Tocha é um momento único que nossa cidade viverá”, disse o prefeito Marcus Alexandre.

Haverá eventos esportivos de diversas modalidades ao longo do percurso e nos pontos de parada, shows musicais, apresentações artísticas e muita festa. Entre os pontos de parada, estão monumentos históricos, como o Palácio Rio Branco, órgãos e empresas ligadas aos patrocinadores máster, como a Fundação Bradesco, por exemplo. O coronel Kinpara, da Polícia Militar, é o chefe do comitê de segurança e diz que o plano para garantir tranquilidade total no Revezamento já está praticamente pronto. “Temos 95% concluído”, disse Kinpara, que representou o governador Tião Viana no encontro de mobilizadores“.

Cada condutor vai levar a tocha por cerca de 200 metros, fazendo um revezamento com pessoas da comunidade e personagens reconhecidos do Acre. Os nomes dos revezadores ainda não foram informados pelo Comitê Rota da Tocha, mas a lista deve conter pelo menos 110 integrantes. Neste final de semana, a Tocha conclui sua passagem por Goiás.

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a tocha passará por mais de 330 cidades de todos os Estados do Brasil, pernoitando em 83 delas, totalizando aproximadamente 12 mil milhas áreas e 20 mil quilômetros terrestres percorridos. Cerca de 12 mil pessoas se revezarão na condução da tocha, cada uma por 200 metros, em média.

A tocha iniciou sua passagem  pelo Brasil em Brasília no dia 3 de maio e  chegará ao  Rio de Janeiro no dia 5 de agosto, quando entrará no Maracanã durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. 


Assessoria