Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Na Cidade do Povo, prefeito Marcus Viana entrega a vigésima unidade de saúde de sua gestão


A Unidade Básica de Saúde Manoel Alves Bezerra entregue na manhã desta terça-feira, 03, durante solenidade na Cidade do Povo, pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, é a vigésima inaugurada na gestão do petista.

De porte IV, a UBS tem capacidade para até quatro médicos, mas vai iniciar o atendimento à comunidade com um médico, dois enfermeiros, dois técnicos e 12 agentes comunitários de saúde. Com área total de 548,41m², quando estiver com sua equipe completa, a UBS Manoel Alves Bezerra, terá capacidade para atender até dez mil pessoas por mês.
Já no dia da inauguração centenas de moradores da Cidade do Povo foram atendidos pela equipe médica de saúde da unidade. São atendimentos como PCCU, vacinação, aferição de pressão e clínica geral.
O prefeito de Rio Branco, que visitou cada sala da UBS, informou que a ideia é dar suporte ao atendimento da UPA da Cidade do Povo. Essa é a primeira unidade do bairro. No final do ano a prefeitura pretende inaugurar outra UBS no local.


“Vamos manter dois dentistas aqui. Nós temos também os agentes comunitários de saúde, que fazem o trabalho porta a porta nas residências. Essa é uma das maiores unidade porque ele tem porte quatro. Nós vamos ter duas equipes completas, com médicos, enfermeiros, agentes comunitários, que foram concursados. O objetivo nosso é juntar esforços com a Upa para fazer o atendimento. A unidade é fundamental pra fazer o trabalho da atenção básica, que é a atribuição do Município de Rio Branco”, destacou o prefeito.

Economia de R$ 800 mil
Com a construção de 20 unidades de saúde, a prefeitura de Rio Branco passou a economizar R$ 800 mil. Esse era o dinheiro gasto por ano com aluguel e manutenção dos prédios para o funcionamento de postos de saúde nos bairros.

Agora, esse dinheiro é gasto com a compra de remédios e materiais básicos para a manutenção das unidades, informou o prefeito Marcus Viana.

Detalhes da Unidade


A unidade de saúde conta com área de espera para atendimento com capacidade para 60 pessoas sentadas, sete consultórios de clínica médica, consultório odontológico com capacidade para 4 equipes, sala de reunião, sala de coleta/procedimentos, sala de imunização, sala de curativos, sala de esterilização, farmácia, sala de estoque, almoxarifado, copa, sanitários feminino e masculino, sanitários com acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiros para funcionários feminino e masculino/banheiro para funcionário acessível, jardim de inverno, estacionamento para automóveis, motocicletas e bicicletário .