Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Famílias do bairro Vitória recebem títulos de propriedade

Centenas de moradores do bairro Vitória se reuniram na manhã deste sábado, 7, na escola Berta Vieira, para a entrega de uma grande conquista: 1.500 títulos definitivos de propriedade para as famílias que lá habitam.
A entrega faz parte do audacioso projeto de regulamentação fundiária do governador Tião Viana, iniciado em 2011 e que já entregou 35 mil títulos em todo o Acre, se aproximando de 70% da regulamentação necessária no estado. Em Rio Branco, o projeto é desenvolvido pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) em parceria com a prefeitura, Tribunal de Justiça e cartórios.
 “No mínimo, com o título de propriedade, o patrimônio passa a valor três vezes mais. Estamos falando de pelo menos 140 mil pessoas beneficiadas em todo o Acre com esse projeto de titulação, porque pouca gente pode tirar R$ 10 mil para fazer seu título de forma particular, mas nós fazemos de graça, no papel do Estado de construir cidadania para as pessoas”, disse o governador Tião Viana.
A presidente do Iteracre, Janaina Guedes, reforça que o título definitivo é o documento que garante e certifica o direito à propriedade, valorizando os imóveis e abrindo linhas de créditos para os proprietários. “Esse é mais um capítulo da história da regularização fundiária, numa parceria de poderes que tem nos garantido trabalhar intensamente mesmo num período de crise que o país vive”, conta a presidente.

Janaina ainda reforça que todas as duas mil propriedades do bairro Vitória foram regularizadas, mas que cerca de 500 famílias não entregaram os documentos necessários para a produção do título. Essas famílias necessitam apenas encaminhar seus documentos para o Iteracre.
Um lugar chamado Vitória
Oriundo de uma ocupação ainda no início dos anos 90, hoje o bairro Vitória desponta com uma grande estrutura de serviços públicos, elevando a qualidade de vida de sua população. Moradora do bairro há 20 anos e mãe de três filhos, Francisca de Assis dá um testemunho das mudanças que assistiu e como o título definitivo é a realização de seu último so