Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Dez mil carteiras de identidade não foram retiradas na OCA na capital

O Instituto de Identificação da Polícia Civil contabiliza que, apesar de prontas, ao menos 10 mil carteiras de identidade solicitadas na Central de Serviço Público (OCA), em Rio Branco, não foram retiradas desde 2010. O diretor do órgão, Sandro Barcelar, orienta as pessoas a irem até o local para buscar o documento, mesmo que tenham perdido o protocolo de entrega.
Conforme Barcelar, na OCA, são solicitadas em média 250 carteiras por dia e, para ser emitidas, o prazo estipulado é de no máximo 15 dias. Apesar disso, o gestor diz que muita gente acaba esquecendo de buscar.
"É a importância de exercer a cidadania, porque é o documento que abre a porta para todos os outros. Os que não têm mais protocolo podem vir retirar. Porém, não entregamos mais para terceiros. Se não tem mais o protocolo apresenta certidão de nascimento", explica.
Quem não perdeu tempo para buscar a carteira foi a aposentada Maria das Graças de Castro, que foi até a OCA antes mesmo do prazo de 15 dias. "O rapaz disse para mim que estava marcado para o mês que vem, junho, mas falou se eu pudesse vir antes podia estar pronta. Eu vim", fala.
Colaborou Leandro Manhães, da Rede Amazônica no Acre.