Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Acre registra quase 40 casos suspeitos de microcefalia nos últimos meses, diz Sesacre

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), no Acre, no período de 8 a 14 de novembro de 2015 foram notificados os primeiros casos suspeitos por zika vírus.

De 8 de novembro de 2015 a 2 de janeiro de 2016 foi registrado um total de 42 casos suspeitos, todos do município de Rio Branco.

Já em 2016, de 3 de janeiro a 7 de maio, registrou-se um total de 1.269 casos suspeitos, distribuídos nos municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Manuel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Sena Madureira, Xapuri, Rio Branco e Tarauacá.

Dos 1.311 casos notificados entre 2015 e 2016, 14 foram confirmados pelo laboratório de referência – Instituto Evandro Chagas (IEC)- e um confirmado pelo laboratório LABCO NOÛS, 17 descartados e 1.279 seguem em investigação epidemiológica e /ou laboratorial.

Situação epidemiológica da microcefalia

O Acre vem monitorando e investigando todos os casos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central (SNC) nos 22 municípios, seguindo as orientações do Ministério da Saúde de março de 2016.

As notificações de microcefalia começaram de 8 de novembro de 2015 a 2 de janeiro de 2016, totalizando 11 casos. De 3 de janeiro a 7 de maio de 2016, foram notificados 30 casos, totalizando 41, sendo 37 residentes no Acre, três importados de Rondônia e um caso importado do Amazonas.

A investigação dos casos importados são de responsabilidade do estado de origem. Dos 37 casos residentes no Acre, 17 casos foram descartados por investigação clínica – epidemiológica e/ou laboratorial e 20 estão sob investigação. Dos casos descartados, 11 são do município de Rio Branco, um do Jordão, um de Feijó, um de Tarauacá, um de Porto Acre, um de Epitaciolândia e um de Cruzeiro do Sul. Não foram notificados no estado casos de alterações do sistema nervoso central (SNC).


Analisando por município de residência, nove municípios apresentaram casos de microcefalia, sendo que Rio Branco registrou o maior número, com 26 casos. A Vigilância Estadual orienta que todos os municípios estejam atentos às notificações de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde.