Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Opinião

Passadas as eleições municipais quase não mais se percebe pessoas falarem sobre política, apenas o bate-boca de quem ganhou, quem perdeu, mas não se discutem de forma inteligente sobre o que vai acontecer daqui para a frente. As pessoas têm pouco interesse de como as coisas daqui em diante vão andar, ou seja, quem viu seus candidatos ganharem as eleições comemoram e pouco se importam de como seus eleitos irão governar suas cidades. Quanto àqueles que amargaram a derrota, preferem criticar, foram burras e errôneas, mas me pergunto isso está certo? É essa a participação popular?

É preciso que as pessoas participem mais e aprendam mais sobre política, não podemos apenas apontar o dedo no que está certo ou errado, é preciso ir de encontro aqueles a quem elegemos, não se pode fechar os olhos e dizer que está tudo bem ou que está tudo errado, pois somente assim poderemos cobrar, avaliar e daí fazer debates mais interessantes sobre política. Como cidadãos devemos estar sempre prontos para defender nossos direitos, mas obviamente precisamos conhecer melhor esses direitos e também nossos deveres enquanto pessoas limpas, que lutam por um futuro melhor, mais digno, mais humano.

“Politicagem” são atos inescrupulosos, que visam o benefício próprio e não a coletividade, são ações de politiqueiros que querem se dar bem as custas do povo. Há situações de corrupção constantes acontecendo na esfera política que não condizem com a responsabilidade que é dada aos representantes do povo. Acontecem muitos escândalos envolvendo políticos corruptos, pois estes aproveitam a oportunidade de estarem no poder e acham que podem fazer o que bem entendem como desviar dinheiro público para suas contas bancárias, cometer crime de nepotismo, fazer esquemas de compras ou obras superfaturadas para ganhar mais que os seus respectivos subsídios.

Tudo isso porque acham que são os donos da razão, esquecendo que eles estão ocupando essas cadeiras porque foram escolhidos pela população que os julgaram aptos para exercer os mandatos para os quais foram escolhidos. Política é algo sério, não apenas para ser lembrada em época de eleição, mas sim, a todo o momento, pois ela é a grande protagonista da história e veio para melhorar e beneficiar a população. São os políticos eleitos que cuidam dos bens públicos, tanto recursos financeiros, bens materiais e serviços públicos.

Política deve ser exercida por pessoas capazes, sábias e responsáveis, porque com a política conseguimos grandes benefícios para a nação, estado ou município. Portanto, há um grande abismo entre política e “politicagem”, pois ambas não dizem respeito aos mesmos atos, enquanto uma trata de algo que institua boa conduta, razão, responsabilidade e respeito para com quem a contempla como uma ciência da organização de direção e administração, a outra infringe os princípios legais da administração pública fazendo com que as pessoas não acreditem mais na honestidade dos políticos.

Por Antônio Da Veiga