Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Acrelândia se transforma no maior produtor de Banana do estado, Prefeito Jonas Comemora a façanha.

O município de Acrelândia vive um momento muito propício em sua agricultura. Sendo considerado hoje, um dos maiores potenciais de produção de banana e café do estado. No ramal campo novo, por exemplo, todos os proprietários de terras no assentamento porto luís II apostam nos bananais como o meio mais lucrativo neste momento. Com mais de dois milhões de pés de banana plantado, Acrelândia se transforma em um grande celeiro de produtividade, gerando emprego e renda a centenas de famílias e aquecendo a economia local. Muitos produtores que antes, cultivava leite, milho, e até mesmo o gado, encontraram na banana a saída para enfrentar a crise. Em umas de suas visitas pela zona rural. O prefeito Jonas Dales do PT comemora a façanha concebida pelo município de ser hoje, o maior produtor de banana do estado do Acre.
Um dos casos de sucesso nessa área de produção é o produtor de Gerci de Souza, presidente da associação do ramal campo novo. Ele largou tudo e resolveu plantar banana. Hoje com mais de 15 mil pés em sua propriedade, segundo ele um negócio lucrativo. ” Eu não me arrependo em plantar banana, um negócio que está sendo muito lucrativo, já crie gado e plantei outros produtos, porem abanana é o que mais compensa, o melhor é que em pequena quantidade de terra nos proporcionada uma alta lucratividade. Hoje eu chego a fatura mais de 14 mil reais com o plantio de banana”. Ressalta Segundo Gerci, com o apoio da secretaria de agricultura e pecuária (seap), os associados sonham em montar uma cooperativa para dobrar a produção. ” Estamos nos organizando e juntamente com o governo do estado e o grande apoio que nos produtores vem recebendo do prefeito Jonas, estamos criando uma cooperativa de produtores de banana do Ramal Campo Novo, com objetivo de alavancar ainda mais esse negócio e saímos das mãos dos atravessadores que na maioria das vezes ficam com a maior parte dos lucros”. O governo do estado nos prometeu construir um barracão para que os produtores possam fazer o processo seletivo e a lavam da banana e o encaixotamento, a prefeitura de Acrelândia vem nos ajudando no que pode, o prefeito Jonas sempre vem acompanhando nossos trabalhos, nos entendemos que a prefeitura sozinha não tem condições de custear tudo que precisamos, por isso, queremos mais ajuda do governo do estado ou até mesmo de deputados que possam nos ajudar alocando recursos para nossa região”. Disse Gerci.
O produtor Raul Gonsalves trabalha no plantio de banana a mais de 28 anos, atualmente ele possui em sua propriedade mais de 60 mil pês de banana em uma área de quarenta hectares, gerando 15 empregos direto e indiretamente, para ele, a banana, é o meio mais compensável nos dias de hoje. “ Não tenho dúvidas, a banana é sim hoje a maior fonte de renda da zona rural de Acrelândia, hoje chego a faturar quase 30 mil reais em cada trinta dias só com a banana, tudo que tenho, terras, maquinas, caminhões, é fruto da venda da banana, hoje minha produção vai toda para o estado do Amazonas”. Disse Raul. Uma das maiores reclamações por parte dos produtores ainda é a falta de melhorias nos ramais, dificultando assim o escoamento da produção.
O prefeito Jonas Dales do município de Acrelândia, disse que sua administração vem dando todo o apoio aos produtores, buscando soluções e mecanismos para cada dia melhorar a vida de cada produtor. ” Nossa administração vem dando todo o apoio aos nossos produtores, embora a crise que estamos enfrentando porem estamos buscando soluções para cada problema. Fico muito feliz porque o governo do estado na medida do possível está nos ajudando através das parcerias com a comunidade e a prefeitura, tenho certeza que com a construção dos galpões para armazenar as produções dos produtores, vai melhor e muito a vida de cada produtor, minha gestão está fazendo o que pode”. Disse Jonas Com uma malha viária de 1.300 km de ramal, o prefeito Jonas Dales ressaltou as dificuldades em manter estes ramais por conta dos recursos insuficiente da prefeitura, porém vem buscando ajuda junto ao governo do estado, na tentativa de resolver o problema. ” Estamos unidos junto com o governador Tião Viana na tentativa de realizar uma boa parceria, nos trabalhos de recuperação de ramais de Acrelândia. Estamos enfrentando uma das maiores crises e a perca de recurso federal, a melhor saída neste momento, é um trabalho em conjunto com o governo do estado e a comunidade local, o governador Tião Viana vem mostrando compromisso com nossa gestão e a população de Acrelândia, estamos recebendo o apoio necessários para estes investimentos por parte do governo”. Disse Jonas.
A banana de Acrelândia tem mercado garantido e passou as ser um produto muito cobiçado fora do estado por grandes empresários, já que quase toda sua produção é exportada para o estado do Amazonas e Rondônia. Para ser ter uma ideia, um cacho de banana comprida a mais comercializada, é tirada na propriedade por 15 reais e chegar a ser vendida em Manaus por 80 reais. Um aumento de quase 400% em seu destino final que é a mesa do consumidor.

 Segundo o secretário de Agricultora do estado Reis, a banana já é, o segundo produto de maior comercialização perdendo apenas para a macaxeira, Reis informou que os produtores de banana terão que sair da informalidade para assim ter mercado garantido de qualidade. “Estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura e o governo do estado para a realização do processo seletivo da banana, através da lavagem e o encaixotamento ainda na propriedade do produtor. O estado pretende junto com os produtores e a prefeitura montar um barracão em cada associação na tentativa de facilitar ainda mais o desenvolvimento na produção e sair da clandestinidade através do atravessador, que na maioria das vezes é o que mais lucra com a venda da banana”. Afirmou Reis.