Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Olha o zika Vírus e chikungunya em Acrelândia!

Em todo o Acre e no Brasil estão se mobilizando com campanhas no rádio na TV, agentes de saúde e até o exercido Brasileiro passando nas casas dos moradores, alertando sobre as consequências e os perigos do famoso Zika Virus e chikungunya.

Em todos os municípios do Acre e até na capital as secretarias de saúde estão realizando várias campanhas alertando a comunidade sobre esse novo perigo na saúde da população

Em Acrelândia, se percebe pouco movimento por parte da secretaria de saúde do município, sobre a questão. estamos em um período de chuva e todo cuidado ainda é pouco.

Moradores estão usando as redes sociais na tentativa de chamar a tenção da comunidade sobre este vírus, embora até agora nenhum caso fosse registrado na cidade de Acrelândia, porem moradores estão chamando atenção da secretaria de saúde, para que possa fazer uma campanha de divulgação no rádio e na imprensa local com panfletagem nas ruas, palestras nas comunidades, passando todas as i formações sobre esse novo vírus.

O Zika vírus vem fazendo suas vítimas em todo o Brasil, o que está faltando é informação adequada para a comunidade que pouco tem conhecimento sobre o caso.


Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da Dengue, porém, o Zika vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias, porém é importante ir ao médico para confirmar se realmente está com Zika.

Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:

Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;
Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;
Dor nos músculos do corpo;
Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;
Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;
Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;
Manchas vermelhas na pele, que inciam na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo;
Cansaço físico e mental.
Além destes sintomas, também pode-se observar, com menos frequência, problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, aftas e conceira pelo corpo.

Se tem algum destes sintomas, leia: Como saber se está com Zika vírus.
Transmissão do Zika vírus

O Zika vírus é transmito aos humanos através de picadas do inseto Aedes Aegypti, que geralmente O vírus pode passar de mãe para filho durante a gravidez provocando um grave doença chamada microcefalia, e também através da relação sexual com pessoas que estejam com a doença. Além disso, também existe a suspeita de que o Zika possa ser transmitido através do leite materno, fazendo com que o bebê desenvolva os sintomas de Zika e também através da saliva, mas estas hipóteses não estão confirmadas e parecem ser muito raras.

Se estiver grávida ou amamentando fale com o médico e siga todas as suas orientações. Veja como a Zika pode afetar a gravidez.


O Zika vírus é da mesma família dos causadores da Dengue e da Febre Chikungunya, causando sintomas semelhantes, porém menos intensos, mas suas consequências podem ser muito graves. Ente picam ao final da tarde e à noite