Geral

[Geral][bleft]

Política

[Política][bsummary]

Polícia

[Polícia][bleft]

Publicidade

Prefeito fala dos avanços na sua gestão em Plácido de Castro

O prefeito do município de Plácido de Castro, distante de Rio Branco 95 quilômetros, Roney Firmino (PSB), concedeu uma entrevista para o Opinião onde falou das dificuldades encontradas nesses três anos de mandatos e também dos avanços obtidos pela sua administração.
Firmino lembrou os desafios que é gerir uma cidade, mas ressaltou o empenho de todos para transformar Plácido de Castro em um município melhor. Em um momento do bate papo, ele afirmou que falta pequenos detalhes para implantação de uma faculdade de medicina, na vila Evo Morales, na Bolívia.
“A implantação dessa faculdade irá movimentar Plácido de Castro. O comércio vai vender mais. A economia do município irá crescer e Plácido de Castro vai volta a se desenvolver”, afirmou o prefeito.
Confira abaixo um trecho da entrevista com prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino (PSB).
Jornal Opinião – Como o senhor avalia esses três anos a frente da administração do município?
Roney Firmino – Me preparei para esse momento. Mas peguei a prefeitura de Plácido de Castro com muitas dívidas e muitos problemas. Formei minha equipe de trabalho e coloquei metas para serem cumpridas. E tudo foi caminhando de acordo com o planejamento que foi feito. Hoje temos uma cidade limpa, uma saúde com condições de oferecer um atendimento com qualidade, a educação com grandes avanços e sendo premiada nacionalmente, uma assistência social trabalhando firme.
Quando cheguei à prefeitura de Plácido Castro, o município não oferecia aos jovens a oportunidade de se praticar um esporte, pois todas as áreas de lazer estavam em precárias condições de uso. Juntamos forças, e fomos pouco a pouco, reformando as quadras e hoje na maioria dos bairros tem um local para se praticar esporte.
Jornal Opinião – Quantos postos de saúde tinha quando o senhor assumiu a prefeitura?
Roney – Tinham duas unidades de saúde funcionando com poucas condições. Hoje temos quatro postos da prefeitura com qualidade, oferecendo especialistas, coisa que antigamente não existia no município.
Hoje diminuímos o gasto com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) devido o especialista que os postos de saúde do município têm.  Claro que não podemos negar que precisamos melhorar, mas que a situação da saúde em Plácido de Castro melhorou, isso não tenho dúvida.
Jornal Opinião – Em plena crise o senhor liberou um reajuste aos servidores da educação. Como conseguiu isso?
Firmino – Foi um importante ganho muito importante para todos. Eu sei como é importante ser valorizado e por isso, junto com minha equipe, fizemos alguns ajustes dentro da máquina para poder dar um aumento de 5% em 2014 e 9% em 2015 no salário dos servidores.
Jornal Opinião – Em 2015, Plácido de Castro foi o primeiro município a pagar a segunda parcela do 13º e também o salário de dezembro. Como foi fazer essa mágica
Firmino – Tivemos que enxugar a máquina pública para poder honrar com os nossos trabalhadores. Foi feitas várias reuniões para discutir com seria feito, já que o município deixou de receber e arrecadar muitos recursos. E graças aos esforços da nossa equipe de trabalho conseguimos pagar a primeira parcela do décimo em junho, a segunda dia 11 de dezembro e também o salário de dezembro que foi depositado na conta de todos os servidores municipais no dia 21. Com todos esses pagamentos a prefeitura de Plácido de Castro movimentou na cidade mais de R$ 2 milhões. Isso foi uma grande vitória em 2015 por tudo que o país está passando.
Ainda na Educação, o senhor recuperou a estrutura de todas as escolas do município?
Firminio – Eu e o secretário Francisco Rodrigues, o Kebinho, tivemos a preocupação de oferecer as crianças e jovens de Plácido de Castro uma educação de qualidade. Claro que, com a parceria das equipes gestoras, professores. O que adianta ter bons professores se a estrutura física da escola não dar condições de trabalho}. Então começamos a buscar junto aos órgãos federais recursos para recuperação, ampliação e até construções de escolas e quadras além de uma creche  no nosso município.
Esse ano recebemos uma boa notícia do FNDE. Foi liberado o recurso para a construção da primeira escola Infantil moderna em Plácido de Castro. Essa escola vai atender crianças de quatro e cinco anos de idade.. Isso é uma importante vitória da nossa administração.
Outro ponto positivo foi a instalação de ar condicionado em várias escolas do município, e ainda vamos concluir a climatização nas outras que faltam esse ano. E para deixar as salas de aulas climatizadas, a prefeitura teve que refazer toda a parte elétrica das unidades de ensino para dá segurança aos alunos e professores
Jornal Opinião – Visitamos várias obras no município e muitas estão paradas. Isso se deve a quê?
Firminio – Quando anunciamos a construção de alguma obra, não significa que a prefeitura já tem em sua conta o dinheiro integral da construção. Hoje o Governo Federal faz o pagamento por medição (pagamento por parte construída) e devido essa crise que assola o país, os recursos para a conclusão dessas obras não foram liberados. Cito a Escola Domingos Galdino que iremos retomar a obra agora esse mês de janeiro.
Muitas pessoas maldosas espalham que a obra não foi concluída porque a prefeitura gastou o dinheiro com outra coisa ou porque o prefeito não quer. Quero deixar uma coisa bem clara para a população de Plácido de Castro. Estamos trabalho com honestidade e rspeitando o dinheiro público.

Jornal Opinião – Podemos observar que as maiorias das obras estão sendo executadas por empresas locais. Isso é muito importante.
Firmino – Claro. Isso movimenta a economia do nosso município. Aumenta o trabalho de carteira assinada e com isso o comércio local fica mais fortalecido. Tenho que ficar feliz com a qualidade das obras feitas por essas empresas locais.
Jornal Opinião – Plácido de Castro ganhou um bonito ponto turístico depois da construção da estatua de Bom Jesus do Abunã?
Firmino – Era um grande sonho meu a construção da estátua do padroeiro do nosso município e consegui. Todos os dias centenas de pessoas se reúnem no Mirante para conversar e tirar fotos ao lado do Bom Jesus. Isso, além de muitas outras coisas que a nossa administração fez, será lembrado e visitado por muito tempo.
Amo esse município e tenho feito o possível para melhorar a vida daqueles que aqui moram. Sei que precisamos melhorar, mas estamos trabalhando muito para que Plácido de Castro seja um município modelo de gestão, qualidade de vida e uma educação de qualidade.
Jornal Opinião – Plácido de Castro não se resume só no asfalto. O que a sua administração tem feito na zona rural?
Logo no começo do nosso mandato fizemos uma reunião com os produtores locais e escutamos suas reivindicações. A principal delas é a recuperação de ramais e estamos fazendo isso ano após ano para que esses trabalhadores do campo possam escoar sua produção.
No ano passado, conseguimos recuperar mais de 300 quilômetros de ramais. Tudo isso em parceria com os produtores. A intenção é garantir o acesso de inverno a verão para esses agricultores e com isso eles garantem uma renda para a família.
Jornal Opinião – Ainda podemos ver que a prefeitura vem realizando serviços de tapa buraco e calçadas. De onde vem esse dinheiro?
Firmino – Uma parte de recursos da prefeitura e a outra de convênios firmado com o Governo do Estado, e emendas deputados federais e senadores. Não tenho nenhum problema em pedir recursos financeiros para parlamentares da oposição. A bandeira partidária fica de lado. Em primeiro lugar, tem que sempre ser  município de Plácido de Castro. Eu penso dessa forma.
Jornal Opinião – Vila Campinas é de responsabilidade de Plácido de Castro. O que a prefeitura tem feito naquela cidade?
Firmino – Em Campinas já foi feito a reforma no posto de saúde, construção do Centro de Multimeios, onde será oferecido cursos à comunidade. Um ginásio poliesportivo na escola João Batista. A cidade tem recebido muitas ações da prefeitura e a tendência é melhorar ainda mais.
Jornal Opinião – Qual a mensagem que o senhor deixa à população de Plácido de Castro?
Firmino – Digo a todos os munícipes que me ajudem a tentar fazer o melhor para nossa cidade e que todos possam esperar muitas ações este ano. Agradeço aos vereadores que nos ajudam, o governador Tião Viana que sempre que pode abre as portas do gabinete para nos ajudar.
Quero desejar para todos os moradores de Plácido de Castro um feliz 2016. Que esse ano que se inicia seja cheio de saúde, paz e prosperidade a todos. Toda nossa equipe está empenhada para realizar o melhor trabalho em nosso município e que possamos fazer um município bem melhor para se viver.